HOMENAGEM
BASM homenageia o primeiro ano da Operação Taquari II após as enchentes
A Base Aérea de Santa Maria (BASM) realizou, no dia 30/04, uma Cerimônia Militar em homenagem ao primeiro ano da Operação Taquari II, marcada pela imposição da Medalha Mérito Heróis Alados do Brasil. A solenidade reuniu autoridades civis, militares e religiosas, como o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, e o Comandante da BASM, Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, em reconhecimento ao esforço dos militares no enfrentamento das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Em seu discurso, o Comandante da BASM relembrou os dias de calamidade vividos, destacando a atuação incansável dos militares da Base Aérea no resgate de vítimas, transporte de suprimentos e apoio logístico à população isolada. “Jamais esquecerei os exemplos de coragem e sacrifício que presenciei. Às instituições militares, civis e religiosas que atuaram conosco, muito obrigado pelo apoio mútuo e pelas experiências compartilhadas. Ao efetivo da Sentinela Alada do Pampa, minha eterna gratidão por responderem prontamente ao chamado do dever e por terem me possibilitado não apenas comandar, mas testemunhar e lutar ao lado dos senhores pelo povo do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Durante a solenidade, foi realizada a entrega da Medalha Mérito Heróis Alados do Brasil, honraria criada pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB) para reconhecer o valor do voluntariado e o esforço exemplar de militares em ações de caráter humanitário. Cinquenta militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram condecorados por sua atuação destacada na Operação Taquari II. Foram agraciados 50 militares da BASM que atuaram nas diversas frentes durante a operação. O vice-presidente da AECB, Alfredo Duarte dos Santos, ressaltou a importância simbólica da medalha. “Esta honraria carrega em seu nome e em seu símbolo o reconhecimento a todos que, destemidos, foram em direção ao perigo para salvar vidas. É o agradecimento da nação àqueles que escolheram servir com bravura e abnegação”, destacou.
Um dos momentos especiais da solenidade foi a homenagem a Tatiane dos Santos Silva, uma das primeiras pessoas resgatadas pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera -, quando entrou em trabalho de parto em uma das áreas mais duramente atingidas no início das chuvas. No dia 1º de maio de 2024, com o apoio da FAB, nasceu a pequena Estér, símbolo de esperança e vida em meio à tragédia. Tatiane e sua família receberam uma lembrança da BASM, em reconhecimento à história de superação vivida.
Encerrando a cerimônia, o Major-Brigadeiro do Ar Miguel exaltou o trabalho da BASM e agradeceu aos militares pela prontidão e pelo espírito de missão. “Que o modelo de prontidão e eficiência demonstrado na Operação Conjunta Taquari II seja um exemplo a ser seguido por todos nós. E como representante do Comandante da Força Aérea Brasileira na Região Sul, reafirmo o orgulho que tenho da Sentinela Alada do Pampa. Podem ter certeza que o trabalho realizado nessa missão se tornou um legado e jamais será esquecido”, enfatizou.
A Operação Taquari II marcou a história recente do estado do Rio Grande do Sul, evidenciando o papel imprescindível das Forças Armadas em momentos de crise. Um ano depois, a lembrança permanece viva, agora simbolizada em ato solene de reconhecimento e gratidão.
Saiba mais sobre a participação da FAB na Operação Taquari II.
Fotos: Cabo Kassiel / BASM